Metatarsalgia, Síndrome de Morton e Neuroma de Morton.

Metatarsalgia, Síndrome de Morton e Neuroma de Morton.

METATARSALGIA





Dor sentida nas cabeças dos metatarsos, mais precisamente nos quatro últimos metatarsos. A dor e a formação de calo sob as cabeças metatársicas mediais decorrem da alteração da biomecânica da sustentação de peso. Entre as causas da metatarsalgia destaca-se: A Artropatia Inflamatória que pode provocar sinovite nas articulações metatarsofalângicas e processos mecânicos como a sobrecarga plantar ou o calçado inadequado.



Os sintomas característicos são: dor tipo mecânica (que aparece tanto em pé como na marcha);

tumefacção na planta do pé (poderão aparecer calosidades na superfície plantar em todas as cabeças dos metatarsos) e por fim, existirá alteração significativa da marcha, pela dor provocada pela carga no ante pé, sendo assim, o paciente caminhará apoiando no retropé.





NEUROMA DE MORTON OU NEURINOMA DE MORTON





O seu aparecimento tem preferência pelo terceiro espaço interdigital, pelo facto de ser a união entre ramo lateral e medial dos nervos digitais plantares, o qual fica engrossado e comprimido pelo terceiro espaço. A presença de maior mobilidade no quarto espaço metatársico em relação ao terceiro favorece a ocorrência de microtraumas. A incidência é maior nas mulheres, acima de 40 anos, pela preferência em usar calçado de salto alto, o que favorece a compressão do nervo contra o ligamento intermetatársico pela hiperextensão da articulação metatarsofalângica.





SÍNDROME DE MORTON OU SÍNDROME DOLOROSA DO ESPAÇO

INTERMETATÁRSICO



É uma metatarsalgia da segunda cabeça metatársica, que em função de o primeiro osso metatársico ser curto demais e o segundo mais longo, passa a sustentar o peso, provocando

espessamento do osso e consequentemente dor. A clínica consiste em dor aguda que piora com a marcha ou quando se fica na ponta dos pés.





Importante salientar que estas patologias são mais frequentes no sexo feminino do que no masculino, embora a prática clínica nos diga que, se ocorrer sobrecarga e/ou alteração mecânica do pé, a prevalência é igual para ambos os sexos.



CONSIDERAÇÕES PARA O TRATAMENTO:



Pode ser solicitada radiografia para exclusão de outras patologias como fractura por stress dos metatarsos ou até mesmo a Ecografia e a Ressonância Nuclear Magnética.

Nenhum comentário: